top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Criança no Museu: Entenda a importância

Oiieee Arteiras e Arteiros!!!


Bom, não sei se a maioria já sabe, mas trabalhei como Coordenadora Educativa no Museu Hering aqui em Blumenau/SC até Fevereiro deste ano. Trabalho nesta área de educação em museus há mais de 10 anos.


Sou suspeita para falar, mas museus são locais maravilhosos para as crianças. Não somente para crianças é claro, mas aqui quero falar especificamente sobre elas. E estou falando de crianças de QUALQUER idade. Desde os bebezinhos até os mais velhos!!




O que deve ser destacado apenas é que cada museu tem uma tipologia e uma metodologia de trabalho diferente uns dos outros, ou seja, cada um trabalha com públicos de maneira diferenciada.


No Museu Hering, procurávamos realizar atividades para várias faixa etárias, inclusive bebês de 3 a 2 anos de idade. Este projeto era chamado de Engatinhando no Museu.



Bem, mas não pensei neste post para falar das atividades que realizei junto com a equipe no Museu Hering, mas sim para compartilhar minhas experiências com meu filho em museus que já visitamos.


Desde bebezinho o Guilherme frequentava o museu em que trabalhava, incluindo suas atividades. Ele já associava meu trabalho ao museu e falava que ele também trabalhava em um museu...kkkk é uma figura mesmo!!


Ele é curioso por natureza, ama olhar para imagens, televisões e computadores!! Tudo o que é colorido e grande agrada a ele.

Já tinha por hábito mesmo antes de o Guilherme nascer de visitar muito museus. Qualquer cidade que eu vá conhecer eu procuro antes conhecer sobre seu histórico, sobre seu patrimônio e inclusive saber das opções culturais da cidade, principalmente museus!


Sem dúvida, é um lugar cultural de excelência, com muitas coisas para se aprender. Mesmo que consideremos as temáticas dos museus de difícil entendimento para os pequenos, todos os espaços podem ser utilizados para se obter algum tipo de aprendizado.


É o tão famoso repertório cultural que se amplia...as cores, a mágica, o gosto pelo antigo, o amor pela cultura!!



Cabe a nós, pais e mães, mostrar isso para nossos pequenos. São com os exemplos apresentados pela gente, que eles aprendem, escolhem e optam por caminhos que eles mesmos querem trilhar!!


Se ele vai gostar de ler, de visitar museus, de ir a parques ou de qualquer coisa relacionada a cultura quando crescer...dai eu já não sei...mas o que eu tenho certeza é que as opções estão sendo oferecidas.

E vocês...o que fazem com seus filhos nos finais de semana?! Visitam museus!?!? Contem pra mim suas experiências!! Vou amar saber!!


E não esqueçam, museus são cultura!!!


Beijossss da Mari!!

bottom of page