top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Papo de Arteira: A deliciosa relação entre avós e netos

Tenho ótimas lembranças da minha infância com a presença dos meus avós! Tive mais contato com meus avós paternos, por uma proximidade familiar e logística.


Lembro com muito carinho dos passeios de bicicleta com meu avô Honorato, na beira do Ribeirão Garcia. Do carinho com que ele me sentava em seu colo e me contava as histórias da sua infância e das coisas que ele gostava. Lembro também da sua hortinha que ele cuidava com tanto amor, e que ela era linda e cheia de produtos diferenciados! Meu avô foi um ótimo avô. Hoje, depois de seu falecimento, sinto muito ele não poder ter conhecido o Guilherme. Com certeza ele também seria um ótimo bisavô.


E é disso que eu venho falar com vocês hoje. Da importante relação entre avós e netos.



Meu filho Guilherme, hoje com 2 anos e meio, tem uma proximidade muito grande com os avós maternos e paternos. Sempre desejei que isso acontecesse de um jeito super tranquilo, sem pressões, sem cobranças. Queria que ambas as famílias pudessem conviver com o baby Gui :)


E hoje consigo perceber a importância desta relação para meu filho. Estar próximo da família, não somente da mãe e do pai, é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança.

Aquele ditado que diz que “os pais educam e os avós estragam” não é 100% certa :). Digo que não é 100% pelo fato de quem um pouco eles estragam sim, mas não é um estrago ruim, é um mimo gostoso que só os avós conseguem dar! É aquele carinho e paciência que somente quem já teve filhos sabe como é!




Nós, pais, temos responsabilidades a mais, de cuidar, de zelar, de garantir o futuro e é claro de dar o carinho! Mas os avós, tem muito mais responsabilidade do carinho, da atenção, das histórias contadas, dos exemplos!


O tempo conta muito nesta relação, geralmente os avós dispõe de mais tempo para as brincadeiras, para os planos, para as atividades mais lúdicas. Isso não nos exime da responsabilidade de participar destas atividades com nossos filhos, mas os avós conseguem realiza-las com maior facilidade.



O Guilherme teve o privilégio de poder passar seu primeiro um ano e meio de vida sendo cuidado por minha mãe enquanto eu trabalhava, essa relação deles jamais será esquecida, tanto por ela quanto por ele quando adulto. Isso não quer dizer que eu não tenha feito com que o Guilherme também tivesse essa mesma proximidade com minha sogra. Nos dias em que eu tive que viajar a trabalho, sem medo algum deixei meu baby na casa de minha sogra, para que ela também pudesse estar mais tempo com ele.


Essas relações tem que ser firmadas tanto pelo marido quanto pela esposa. Entender que toda a família tem que ter a oportunidade de passar o tempo que for com a criança. Nada deve impedir, nem mesmo conflitos familiares que possam existir. A criança NÃO tem CULPA dos problemas que nós adultos criamos em nossas vidas e em nossas relações.


Pense nisso, os avós também querem participar da vida do bebê ou da criança. Todos os estágios são importantes! Todas as pessoas são importantes para o desenvolvimento de seu filho!!


Quer compartilhar suas histórias com seus avós ou com os avós de seus filhos?? Conta pra mim aqui nos comentários!!!


Beijooooo da Mari


bottom of page