Esmalte da Arteira: Aiii que dor!! :( - A tal da Paroníquia - você conhece!?!?
- Mariana
- 5 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Oi Arteiras!! Bom, não sei se eu ja falei disso por aqui, mas eu faço minhas unhas em casa mesmo...já há bastante tempo. Por motivos bem simples na verdade: primeiro por falta de tempo de ir no salão, e segundo pois gastar 40 reais semanais não está nos meus planos financeiros kkkkkkk. Então, tenho tudo na minha casa mesmo, meus instrumentos e meus esmaltes.
As vezes, tenho o azar de tirar um "bife" como a maioria diz, que é machucar um poquinho na cutícula na hora de tirá-la.
Na semana passada foi o que aconteceu, machuquei um pouco no cantinho do meu dedo, mas até aí nada de mais. Depois de uns quatro dias sentindo aquele machucadinho, vi que o ferimento tinha ficado pior, mais vermelho, mais dolorido e que meu dedo estava bastante inchado naquela área.

Então, como sou muito curiosa, fui buscar no meu amigo "google" para saber o que poderia ser isso...mesmo sabendo que era uma inflamação daquele machucado que eu tinha feito a uns dias atrás.
Descobri que se tratava de uma Paroníquia. Segundo o site MD Saúde "a paroníquia é, na maioria dos casos, uma infecção de origem bacteriana, que provoca intensa inflamação na pele do canto da unha. A paroniquia pode surgir nos dedos das mãos ou dos pés.A inflamação surge quando bactérias comuns da pele conseguem contaminar feridas produzidas ao redor da unha, geralmente após pequenos traumas, como lesões na cutícula, roer as unhas, cortar a unha em excesso, topadas com o dedão do pé, uso de sapatos apertados, ou quando a manicure “tira um bife” do seu dedo. É importante entender que a pele é uma barreira física que protege o nosso organismo contra germes do meio exterior. Sempre que essa barreira sofre uma lesão, surge uma porta de entrada para que as bactérias da pele tenham acesso aos tecidos mais profundos.Além de traumas, outras situações também podem provocar pequenas fissuras na pele ao redor da unha, favorecendo a invasão por bactérias. Entre os fatores de risco podemos citar, chupar o dedo, trabalhos que exijam que as mãos fiquem imersas na água por muito tempo, contato frequente das mãos com produtos químicos, pessoas que trabalham com jardinagem, portadores de diabetes mellitus ou pacientes com problemas circulatórios nos membros."
Depois de muitaa dor e parecendo que meu coração estava na ponta do meu dedo, tomei vários anti inflamatórios e fiz várias compressas deágua quente. O ideial também é tirar o esmalte, se você estiver com algum. Assim fica mais fácil de perceber como esta realmente a inflamação.
Agora com certeza vou tomar mais cuidado na hora de fazer minhas unhas e procurar não tirar mais "bifes" :).
Um beijão da Mari!!
Comentários